Notícias e Eventos

17.05

OpenERP torna-se Odoo

A OpenERP faz uma mudança de paradigma e passa a ser Odoo, para relançar as novas áreas de mercado como eCommerce e CMS.

07.04

Novo ano nova imagem

A Alien Group tem o prazer de apresentar a sua nova imagem o seu novo site.

07.04

Retrospectiva de 2013

2014, uma breve retrospectiva de 2013.

Web Back Office

O Web Back Office (WBO) é o esforço da Alien Group em simplificar a gestão de conteúdos de páginas web. O do WBO é de fácil uso para qualquer utilizador gerir o conteúdo, da sua página web, podendo criar conteúdo em diferentes línguas.

O WBO é um CMS (Content Management System), ou Sistema de Gestão de Conteúdo, para páginas web. Actualmente existem vários gestores de conteúdos como Drupal, Joomla, que são referência no mercado, para além de serem muito desenvolvido. No entanto, a dimensão destes CMS representa um constrangimento, pelo tempo necessário para aprender a gerir o conteúdo da pagina pelos parceiros.

Para o perfil dos nossos parceiros, não têm muita dispobilidade para despender muito tempo a aprender a pôr conteúdo na página. Neste sentido tivemos a necessidade de criar uma solução orientada especificamente, páginas empresariais para pequenas ou médias empresas, que seja simples e de fácil aprendizado.

WBO apresenta as seguintes características:

Múltiplas Línguas

O suporte múltiplas línguas permite o utilizador gerir o conteúdo da a sua página em diferentes línguas. O WBO permite adicionar novas línguas e em consequência, para cada língua é possível adicionar o conteúdo associada à língua. Por cada língua adicionada, aparecerá na página web o link para selecção da língua.

Banners

Sempre que o modelo da página contemplar um espaço para banner, é possível a partir do WBO fazer upload dos banners, animados ou não, e determinar a sequência que se mostra os banners.

Apresentação de Slides

A apresentação de slides é uma forma rápida e eficiente de passar informação ao internauta, com imagens atraentes com textos que chamem a atenção do interlocutor relativamente as serviços prestados. O WBO permite adicionar imagens que sirvam como apresentação de slide,texto associado, e a navegação para cada slide.

Menus de Navegação

Os menus de navegação, correspondem aos menus que são apresentados no site, de modo a que o internauta possa consultar o conteúdo da página web. Controlo de visibilidade, se o menu aparece no rodapé da página, a ordem, página mestre associada, são umas das funcionalidades suportadas pelo WBO para permitir a maior flexibilidade na gestão dos menus para conteúdos.

Gestão de Redes Sociais

Com o nascimento das redes sociais, o WBO permite adicionar as ligações para as redes sociais as quais o cliente está associado. Ao acrescentar a ligação a rede social, automaticamente estará visível na página o icon com a ligação para a respectiva rede.

Notícias e Eventos

Para as necessidades de noticiar ou publicar eventos, o WBO permite criar notícias, possue arquivo de todas notícias que estiverem sido publicidas, e uma secção para títulos área utilizada para mostrar as últimas notícias.

Newsletter

A newsletter também é uma forma de manter contacto com os parceiros, providenciando informação actualizada das actividades da empresa. Permite ver a lista de todos subscritos para recepção de newsletter, e fazer a edição e envio a partir do WBO.

Editor de texto avançado

O WBO contém um editor de texto avançado, com as características associadas a um editor de texto como LibreOffice ou MS Office. Permite a inserção de imagens, tabelas, links, com formatação avançada e suporte de edição de HTML.

Upload de ficheiros

O WBO permite fazer upload de ficheiros com base no contexto onde o utlizador estiver a trabalhar. Neste sentido o utilizador não tem que preocupar gestão de pastas. O utlizador pode efectar upload de mais de um ficheiro ao mesmo tempo.

Páginas Mestre

O conceito de página mestre, está associado ao modelo HTML da página, desenvolvido com todos os aspectos gráficos e estilo. Para cada menu, é possivel escolher qual a página mestre que pretendemos usar para a apresentação do conteudo. Desta forma, páginas web mais complexas, que possuam diferentes formas de apresentação, pode ser facilmente apresentadas fazendo uso de páginas mestre.

WBO para o Programador Web

O WBO para o programador Web, permite integrar qualquer modelo HTML, bastando especificar os mesmos nomes em elementos específicos, que o WBO irá substituilos pelo conteúdo inserido pelo utilizador. Com o suporte de páginas metre, o programador web pode criar com base no modelo HTML, diferentes páginas mestres para diferenciar, por exemplo, a página de entrada pode conter elementos diferentes de outras páginas, somente com conteúdo.

Processo de integração do WBO passa pelo design gráfico da página web. Nesta fase será definida quais o elementos que se pretende ter na página. Como elemento referimos a estrutura da página como, cabeçalho, rodapé, menus, slide show, banner, enter outros componentes web.

O WBO está preparado para permtir gerir conteúdos de elementos que não são comuns no design de uma página web, usando a opção avançada no WBO blocos avançados. Os blocos avançados permitem recriar o design fora do comum de uma página, feita no modelo HTML, recorrendo a inserção da secção HTML que compõe a estrutura do bloco, e adicionar itens chaves para serem substituidos em tempo real pelo WBO.